O projeto I-FLORA, de natureza interinstitucional e interdisciplinar, conta com a participação de docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, além de pesquisadores do Jardim Botânico e Fundação Osvaldo Cruz.
O projeto tem como objetivo inventariar a flora fluminense e agregar valor a sua biodiversidade através de estudos químicos e biológicos.
Pretende-se coletar espécies pertencentes principalmente a famílias botânicas bem representadas no Estado, e, assim, contribuir para o enriquecimento dos Herbários da UFRJ e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Além das plantas vasculares, este projeto abrange o estudo sobre os produtos naturais de algas marinhas e o uso de seus metabólitos secundários como marcadores taxonômicos, a criação e/ou expansão de uma extratoteca e de um banco de sementes dos frutos coletados.
O melhor conhecimento do potencial biológico e da diversidade de espécies que ocorrem na Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, é a melhor forma de proteger este patrimônio brasileiro, e porque não dizer da humanidade.
Uma das aquisições do Projeto, recentemente, é uma
Pick up Ford Ranger, utilizada no transporte de espécies.