Incenso e Mirra: Resinas Preciosas - Angelo C. Pinto e Valdir F. Veiga Jr.
Entre algumas das mais antigas citações de produtos naturais, duas resinas merecem especial destaque, a mirra e o incenso.
O olhar dos primeiros cronistas da História do Brasil sobre a Copaíba - Angelo C. Pinto e Valdir F. Veiga Jr.
Chamada de copaíva ou copahu pelos indígenas, o óleo da copaíba era bastante utilizado entre os índiios brasileiros quando os portugueses chegaram ao Brasil.
O fogo sagrado e os alcalóides de Ergot - Fernando Batista da Costa
Esta história ilustra um excelente exemplo de como a descoberta de um misterioso produto da natureza no passado trouxe consequências diretas aos dias de hoje.
História da Palitoxina - Roberto Gomes de Souza Berlinck
A palitoxina é considerada um dos produtos naturais de estrutura mais complexa. Devido a sua estrutura única e potente toxicidade, a palitoxina poderia ser comparada a estricnina.
Do Peru a Java: A trajetória da quinina ao logo dos séculos - Mariana da S. Bolzani e Vanderlan da S. Bolzani
A quinina, pó branco inodoro e de sabor amargo, é uma substância usada no tratamento de malária e arritimias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.
Alguns aspectos da história da aspirina - Angelo C. Pinto
A aspirina, como é conhecida nas farmácias o ácido acetilsalicílico, completou 100 anos em 1997 e é o medicamento mais conhecido e vendido em todo o mundo.
Digitalis e Hidropsia: do empirismo do século XVI à indústria farmacêutica do século XX - Fernando Batista da Costa
Durante o Renascimento houve um grande aumento de interesse por plantas medicinais, sendo que dentre as publicações existentes, a mais popular foi The Herball, or General Historie of Plants.
Peiote, o cacto sagrado - Gilson Cruz da Silva e Ligia Maria Marino Valente
O peiote é nativo d México e sul dos Estados Unidos e sabe-se que tem sido usado há milênios pelos indígenas mexicanos.
A história da figueiras ou gameleiras - Adriana Brügger Alves, Jorge Pedro Pereira Carauta e Angelo C. Pinto
A história da figueiras remonta a um passado distante. Segundo a tradição, os gêmeos Rômulo e Remo foram encontrado embaixo de uma figueira selvagem, em homenagem a deusa Rumina, da fertilidade.
Ópio - A Droga dos Sonhos - Cinara Vasconcelos da Silva e Eudes da Silva Velozo
Desde o período neolítico, ela já era utilizada para o alívio de dores e em cerimônias religiosas, alternando o seu uso entre o tratamento de doenças e o alcance do "mundo de ilusões" ou o "paraíso".
Beladona, Meimendro e Mandrágora: As 3 ervas das bruxas da Idade Média - Sabrina T. Martinez, Marcia R. Almeida e Angelo C. Pinto
Associadas a bruxaria na Europa, porque permitiam fazer profecias e advinhações, estas 3 solanáceas de composição química parecidas eram usadas para a preparação de unguentos com as quais as bruxas se untavam e que, supostamente, as faziam voar.